Exortação Pastoral "Sacerdos aeternus" | Prot. N.º 001/24

 

DOM PEDRO SCHNEIDER CARDEAL PAROLIN 
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
NÚNCIO APOSTÓLICO DO BRASIL

A todos que lerem estas letras, e em especial aos caríssimos sacerdotes de nossa Igreja Brasileira, saudações em Cristo Jesus.

A missão em Cristo refere-se ao propósito dos cristãos de proclamar o evangelho e viver de acordo com os ensinamentos de Jesus. Isso inclui a pregação da Palavra de Deus, o serviço aos necessitados, a promoção da justiça e a demonstração do amor divino em ações cotidianas. A missão não é apenas teórica; é uma prática que envolve a transformação pessoal e comunitária, fundamentada na imitação de Cristo. [1]

Assim sendo, o sacerdote deve ser aquele que busca sobretudo, a propagação da palavra. De uma maneira sólida e disponível, seja onde e quando Deus mandar, por meio dos pastores que regem a Santa Igreja. 

“Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros” (Mc, 6-7.) Assim vemos no evangelho de Marcos, e meditamos a nossa pequenez diante da soberania de Deus, que é Pai. Assim como um pai que ama, Ele nos ensina a real importância de anunciar sua palavra, até os confins da terra. Há muitos lugares onde a palavra não é semeada, ou não foi cultivada corretamente. Onde se deve dar uma especial atenção num determinado período, até que a árvore amadureça, e chegue então seus frutos. 

Vivemos hoje em uma situação que na grande maioria das vezes, os ministros ordenados não se colocam à disposição das necessidades pastorais que exige sua dedicação. As promessas feitas na ordenação sacerdotal, devem sempre ser renovadas como sinal de obediência e temor ao Senhor. 

As escrituras, nos oferecem uma base sólida para entender a missão cristã como empírica. No Evangelho de Mateus (25,35-36), Jesus descreve o julgamento final, onde os justos são recompensados por suas ações concretas de alimentar os famintos, vestir os nus, e visitar os presos. Ele afirma que ao fazer essas ações "a um destes meus pequeninos irmãos", eles estavam fazendo a Ele. Esse ensinamento sublinha que a verdadeira fé se manifesta em ações práticas que atendem às necessidades dos outros. [2]

Os cristãos são chamados a manifestar sua fé de maneira prática, seguindo o exemplo de Jesus. Os Evangelhos estão repletos de relatos sobre as ações de Cristo, que incluíam curar os enfermos, alimentar os famintos, acolher os marginalizados e pregar o evangelho do reino de Deus. Essas ações não eram apenas símbolos, mas intervenções reais que transformavam vidas e situações concretas. Da mesma forma, a missão cristã hoje deve ser expressa através de atos tangíveis de compaixão, justiça e amor. [3]

A alegria de anunciar o evangelho, deve ser como a alegria de receber a primeira paróquia, e assim se alegrar também com a segunda, terceira, quarta e quinta paróquia (ou diocese) que receber pela Providência divina. Jamais, um ministro ordenado deve resistir a missão, ou desejar um outro lugar para exercê-la. 

Ser missionário é ser irmão, sem se apegar as coisas deste mundo. Ser servidor da palavra e da Eucaristia assim como Maria, a serva primeira, que mesmo grávida, pôs-se a caminho de Isabel para servi-la (Lc 1, 39-56). 

Desta forma, vimos em Jesus igualmente, a sua disposição  ao anunciar o Reino de Deus, crendo firmemente que muitos através da Boa Nova vão converte-se com seu testemunho. Meditamos então constantemente o que nos diz o Mestre: "O servo não é maior que seu senhor" (Jo 15, 18-21).

Se o próprio Cristo anunciou seu Reino, quem somos nós para não fazê-lo igualmente? Como imitadores de Jesus, devemos em tudo ser modelos de sua vida. Sem resmungar ou difamar, aquilo que Deus nos chama. 

Assim, possamos juntos obter a graça necessária, por intercessão da sempre Virgem Maria, para sermos fiéis cooperadores do reino de Deus, anunciando com fervor onde e quando o Senhor nos enviar. 
Dom Pedro Schneider Card. Parolin
Núncio Apostólico do Brasil
_______________________________________
[1], [2] e [3] - Exortação Apostólica "Tu Solus Dominus" (Papa Paulo II, Minecraft).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem