Prot. 002/24
DOM PEDRO SCHNEIDER CARDEAL PAROLIN
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
NÚNCIO APOSTÓLICO DO BRASIL
A todos que lerem estas letras, e em especial aos caríssimos sacerdotes de nossa Igreja Brasileira, saudações em Cristo Jesus.
Brasília, 02 de setembro de 2024.
"Porém, já veio Cristo, Sumo Sacerdote dos bens vindouros. E através de um tabernáculo mais excelente e mais perfeito, não construído por mãos humanas (não deste mundo), sem levar consigo o sangue de carneiros ou novilhos, mas com seu próprio sangue, entrou deu uma vez por todas no santuário, adquirindo-nos uma redenção eterna." (cf hebreus 9, 11-12).
Pelo sangue de Cristo que se ofereceu por nós na cruz, somos convidados a nos unir em um único corpo, em Cristo somos convidados a participar de seu corpo místico que é a igreja através dos sacramentos, no sacerdócio somos chamados a dar continuidade a missão que Jesus conferiu aos apóstolos, a missão de irmos pelo mundo e levarmos o evangelho a toda criatura.
A Nunciatura Apostólica Brasileira, buscando sempre promover a caracterização real de sua localidade, observou positivamente a mudança da Sede, afim de manter os costumes originais da realidade.
Tendo visto o parecer de Sua Santidade o Papa João Paulo VI, decidimos por bem decretar a transferência da Sede da Nunciatura Apostólica do Brasil para Brasília, no Distrito Federal (Território da Arquidiocese de Aparecida) afim de manter e preservar a natureza real.
Ainda definimos que:
I. O prédio oficial da Nunciatura Apostólica do Brasil se encontrará frente a Igreja Nossa Senhora Aparecida (Catedral);
II. A Igreja de Nossa Senhora Aparecida será sede da Nunciatura para celebrações e eventos relacionados à Igreja;
III. A antiga sede no Rio de Janeiro a partir da publicação deste documento, deverá ser extinta e suspensa como órgão da Nunciatura Apostólica. Deixando o edifício para custódia da Santa Sé.
Por fim, suplicamos e pedimos a Virgem Senhora Aparecida, padroeira do povo brasileiro, as mais copiosas bênçãos do Céu sobre cada um de seus amados filhos