A Nunciatura Apostólica enviou uma mensagem oficial de felicitações a Sua Eminência Reverendíssima Dom Carlos Eduardo Cordeiro, Bispo Diocesano da Amazônia, por ocasião de sua elevação ao Colégio Cardinalício, anunciada por Sua Santidade o Papa Bento VIII.
Na mensagem, a Nunciatura expressa profunda alegria pela distinção concedida ao prelado, reconhecendo sua longa trajetória de serviço à Igreja e sua dedicação ao povo de Deus ao longo dos diversos encargos que exerceu em sua caminhada episcopal.
Dom Carlos Eduardo nasceu em 16 de março e recebeu sua primeira nomeação episcopal em 24 de outubro de 2023, quando foi constituído Bispo Auxiliar da Prelazia de São João del Rey. Posteriormente, exerceu importantes funções pastorais em diferentes circunscrições eclesiásticas, contribuindo para o fortalecimento da evangelização e da vida eclesial.
Ao longo dos anos, serviu como Bispo Auxiliar de Aparecida, Bispo Titular de Ucres, Bispo Auxiliar de Manaus, Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia e, por fim, foi transferido para a Diocese da Amazônia, onde atualmente desempenha seu ministério episcopal.
Na carta enviada pela Nunciatura Apostólica, destaca-se que a criação cardinalícia constitui um reconhecimento da dedicação, fidelidade e zelo pastoral demonstrados por Dom Carlos Eduardo ao longo de seu ministério. O documento ressalta ainda que o novo Cardeal passa a integrar de modo mais estreito o serviço à Igreja Universal, colaborando diretamente com o Santo Padre no governo da Igreja.
A mensagem recorda também que a púrpura cardinalícia simboliza a disposição de servir a Cristo e à Igreja até o derramamento do próprio sangue, sendo um chamado renovado à santidade, à fidelidade e ao testemunho do Evangelho.
Por fim, a Nunciatura assegurou suas orações por Sua Eminência, pedindo ao Senhor que continue concedendo abundantes graças em seu ministério e que a Santíssima Virgem Maria o acompanhe em sua nova missão a serviço da Igreja Universal.
Toda a comunidade católica une-se em ação de graças por esta honrosa nomeação e eleva suas preces pelo novo membro do Sacro Colégio Cardinalício.
Ad multos annos, Eminência!
